Select Page

Taboo – Episódio: 06

O desfecho de Taboo está cada vez mais perto. No passado domingo 2 de abril, às 22h10 emitimos o sexto episódio da série.

Os fantasmas de Delaney voltam a assombrá-lo enquanto ele reflete. Aparece Bane no quarta e James diz-lhe que o pai matou a mãe dele por conveniência, Bane revolta-se e depois de lhe dizer que o pai Delaney era um bom homem diz-lhe também que a mãe dele o tentou matar enquanto ele ainda era um bebé endo sido o pai que o salvou. “She wanted you dead James“, diz Bane.

James chega a galope a um hospital abandonado, gritos ecoam na sua mente enquanto percorre as salas do hospital. Quando sai dirge-se para o rio e aparece Winter. Delaney diz-lhe para ela ir embora, “I am not affraid of you,” diz-lhe Winter. Delaney profere algumas coisas num dialeto africano.

Aparece o Químico com um grupo de homens, a quem lhes dá indicações de que até que apareça um pó (a pólvora) eles têm que mexer, continuamente.

Vamos até ao Palácio da Companhia onde encontramos Wilton e Pettifer, George Chichester junta-se a eles, e enquanto falam sobre egípcios, Chichester aproveita para abordar temas mais “sérios”. Entrega-lhas um documento onde está o novo nome de um navio, e diz-lhes que aquele navio foi encontrado com escravos, o que é ilegal, carregados pela Companhia.

James vai até a rio e vêmo-lo mergulhar algumas vezes até que é agarrado pelo espírito que o assombra. O jovem da quinta, que o estava a observar, foge. Na casa de Delaney vemos Bane e Lorna, ela diz que já passaram 2 dias e pergunta a Bane porque é que não o procura e porque é que não está preocupado, Bane diz-lhe que são questões familiares, Lorna sai apressadamente em busca de alguém que procura Delaney.

Chichester chegar ao porto em busca de Delaney. Na Companhia Pettifer e Wilton contam a Strange a conversa com Chichester.

TABOO_EP6_2949

Na quinta os trabalhadores e o químico continuam a mexer a pólvora mas o cansaço parece apoderar-se deles. Vemos Lorna que se dirige a casa de Zilpha. Entra pedidndo para falar com a irmã de Delaney, mas aparece primeiro Geary. A irmã de Delaney aparece e pede desculpa pelo atraso, tem a cara ferida. Ambos dizem a Lorna que não sabem onde está Delaney e Zilpha pede-lhe que saia.

James encontra-se com Dumbarton e diz-lhe que no dia a seguir à meia noite irá entregar-lhe a pólvora. Em seguida Geary bate na porta do quarto de banho de Zilpha pedindo-lhe que abra a porta. Após abrir a porta, Geary conta-lhe que há uma posição na Austrália, “Australia is too far“, diz-lhe Zilpha pedindo-lhe que saia para que ela termine o banho.

Na quinta, o químico e os homens levam a pólvora em caixões. James confronta o rapaz perguntando-lhe o que é que ele viu no rio. As carruagens, carregadas de pólvora, dirigem-se para a cidade. Os guardas param as carruagens e perguntam de que se trata. Delaney entrega-lhes um papel depois de lhes dize que têm uma família que morreu com cólera. Um dos guardas abre um caixão, onde está o rapaz dentro fingindo-se de morto. O guarda assusta-se e pede-lhes que saiam dali rapidamente.

TABOO_EP6_4150

Delaney e os seus homens chegam ao sítio acordado com Dumbarton. Após a entrega feita, Delaney chega a casa, onde está Bane e Lorna. Ela fala-lhe da pólvora e dos rumores de que James está a preparar uma revolução.

Na casa dos Geary, Zilpha entra no quarto do marido, e depois pega numa agulha dirige-se até à cama e espeta-lhe a agulha no peito. Na casa de Delaney alguém bate à porta durante a noite, é Zilpha que, depois de entrar em casa do irmão, o abraça ansiosa. “What have you done?”, pergunta James. “I killed him, just like you said”, responde Zilpha. Delaney pergunta-lhe pelo corpo e se ela tem a certeza de que ele está morto. Ela assegura que sim. Delaney  diz-lhe que ela ficará em casa dele durante a noite e que pedirá a Bane que arrange uma carruagem pela manhã pela ela voltar a casa, dizendo-lhe também que se irá livrar do corpo. De manhã vemos Dumbarton que se dirige ao corpo de Geary e manda-o enterrar declarando morte por cólera.

TABOO_EP6_2851

Na Companhia das Índias, Strange aparece com boas notícias para todos, dizendo-lhes que conseguiram a fábrica de Delaney. Godfrey apressa-se para casa de James, preocupado com a traição da Coroa. Na quinta, James vai ao encontro do Químico, ele diz-lhe que a pólvora levado no dia anterior estava pronta, mas a que têm naquele momento armazenada ainda não pode ser usada. James diz-lhe que não podem haver desculpas, têm de sair porque foram traídos, pondo-lhe na mão a língua de Ibbotson.

Zilpha prepara-se para o funeral do marido. Aparece Delaney no cemitério e escava a cova do cunhado. Surge Zilpha, o padre e outras pessoas que acompanham o funeral. Depois de sairem Zilpha fica mais tempo olhando para o túmulo do marido, vê James, e vai embora. Delaney chega a casa de Zilpha, “Take that dress off”, ordena James. Os dois envolvem-se. Os fantasmas de Delenay voltam a assombrá-lo, ele afasta-se e sai.

No porto Wilton encontra James e diz-lhe que Strange declarou guerra. Uma explosão acontece. O navio de James explodiu. Delaney vai até ao bordel onde está Godfrey, dizendo-lhe que o seu navio explodiu. Godfrey diz-lhe que não sabia.

TABOO_EP6_2705

Delaney vai ao encontro de Atticus diz-lhe que precisa de um navio e também de se assegurar que ninguém o vai trair. Atticus surpreende um homem e logo a seguir James mata-o. De seguida Delaney vai ao encontro de Helga, ela diz-lhe que ele precisa de dormir, ele diz-lhe que precisa de um navio. James embriagado sai em direção ao porto. Ele entra na àgua, aparece Winter que lhe pergunta o que é que ele está a fazer, depois entrega-lhe uma garrafa.

O fantasma de Delaney volta a aparecer. Ele desperta na lama ao pé do porto, levanta-se e depois de alguns passos encontra Winter, morta.

O desfecho aproxima-se e promete mistério e intensidade. Que surpresas nos reservará o final de Taboo? No próximo domingo 9, episódio duplo.

Vê também:

– Taboo – Episódio: 05

– Taboo – Episódio: 04

– Taboo – Episódio: 03

– Taboo – Episódio: 02

– Taboo – Episódio: 01