Select Page

Taboo – Episódio: 05

No passado domingo 26, às 22h10, emitimos o quinto episódio de Taboo.

O último episódio, depois do desafio proposto por Geary as emoções e expectativas ficaram ao rubro. O nevoeiro e a chegada de Delaney numa barca a um sítio aparentemente desconhecido confirmam-nos que, à partida, o duelo vai chegar!

As mulheres espectante na orla do rio. O primeiro a chegar é Geary e logo a seguir Delaney. As armas são revistas e Delaney é questionado sobre o seu suplente, ao que ele responde que não tem um, o mediador diz-lhe que é obrigado a ter um e é Lorna a que faz a vez de um suplente. De acordo com o códiogo Irlandês ao primeiro tiro certeiro, o ferido é assistido pelo médico, apesar de Geary exclamar que é até à morte, o mediador volta a referir que é até ao primeiro tiro certeiro. Pano branco lançado!

Geary é o primeiro a disparar, mas não atinge Delaney. Este aproxima-se de Geary e aponta a arma à sua cabeça. O suplente de Geary tenta fugir e Delaney alveja-o. Fim do duelo.

Zilpha vê Geary a chegar a casa e assim que entra em casa, corre para ele e abraça-o aliviada. Ele afasta-a. Quando Zilpha lhe pergunta como correu o duelo, Geary diz que acertou em Delaney justamente entre os olhos e por isso quer festejar, continua a beber. Zilpha exige saber o que aconteceu antes de ele continuar a beber. Geary não diz à mulher como correu o duelo, dizendo-lhe que toda a cidade irá falar sobre o assunto em breve, ela pergunta-lhe se tem de saber atrás dos mermúrios das pessoas, “That’s how I ear about you,” diz Geary.

DSCF2933-1_V3

Em casa de Delaney, Brace pergunta a Lorna como correu “a festa”, ao que ela diz que foi entretido. Brace segue e pergunta-lhes em jeito retórico se querem saber como foi a noite dele, avança até Lorna e diz-lhe se ela sabe que houve um roubo durante a noite, quando entrega o chá a James, diz-lhe que os culpados serão enforcados!

Delaney diz-lhe que ele e Lorna vão tomar o pequeno-almoço à praia, e que Brace pode abrir todas as portas uma vez que não tem nada a esconder. Na praia, Delaney diz-lhe que aquele é o dia limite para ela trazer as coisas do pai, depois de ela lhe dizer que eles vão apanhá-lo e enforcá-lo. Depois de ela lhe explica ro porquê de ter atravessado o rio para ver o duelo, Delaney explica-lhe que os ingredientes roubados não pertenciam à companhia, mas sim à Coroa, sendo que o Rei não iria mandar enforcá-lo, mas sim tentar um acordo. Quando Lorna lhe diz que não quer que ele morra, Delaney afasta-se e diz-lhe que a única coisa com que ela tem de se importar é trazer-lhe os pertences do pai.

TABOO_EP4_1549

I don’t want James Delaney to die either,” aparece Winter, assustando Lorna. Winter diz-lhe que para todos ele é o demónio, mas para ela não, e que ele prometeu levá-la para a América.

Os guardas da Companhia das Índias invadem todos os estabelecimentos em busca do que foi roubado. James aparece a galope pelo campo, mas há mais alguém a aproximar-se. Delaney apanha o homem de surpresa atirando-o do cavalo, em seguida diz-lhe que ele o tem vindo a seguir, “Are you King or are you Company?“, pergunta James, mas não espera sequer pela resposta e esfaqueia-o, em seguida sai a galope.

Delaney encontra-se com o químico e diz-lhe que a Companhia está à procura dos culpados do roubo. Lorna chega a casa com a arca com os pertences do pai de James. Ao entrar  vê a casa completamente destruída e Brace diz que foram os guardas da companhia. Quando Lorna lhe pergunta o que se passa, Brace confessa que tinha esperança que a arca tivesse sido enterrrada e levada pelo rio, “You know what’s inside?“, pergunta-lhe Lorna, “The truth!”, diz Brace.

DSCF2927-1_V9

Delaney e o químico vão inspecionar umas sacas com o pó, depois de Delaney lhe perguntar porque é que não arranaja o teto, e enquanto o químico lhe explica, ele pergunta-lhe se ele a acha bonita (Lorna). “So she is yours?“, Delaney não responde e pergunta-lhe quantas semanas são precisas para ter a pólvora pronta.

Delaney, na quinta, encontra-se com um homem e à lareira está o rapaz. O homem diz ao rapaz para sair, mas James pede-lhe que fique, em seguida confessa que têm pó roubado da Companhia na quinta e quem souber e não reportar, pode ser enforcado. “You’re one of us now.“, diz Delaney ao jovem, levando-o para junto do químico.

DSCF2392-1

Delaney encontra-se com Atticus, e diz a todos que sabe que a Companhia está a oferecer dinheiro por quem der informções sobre os ladrões e que sabe também que há pessoas ali que já consideraram dar informações. Corta um dedo a um homem em jeito de aviso!

James vai ao encontro de Helga, entram numa casa onde estão as prostitutas e conta-lhes que a Companhia não era detentora do que foi roubado e usa os seus diamantes para garantir que nenhuma delas vai traí-lo.

James Delaney is laughing at us!”, diz Strange. Em seguida pede a todos sobre ideias para apanharem James. Winter vigia uma das prostitutas e corre para a porta assim que o homem lhe aponta uma faca e pergunta quem ajudou Delaney. Os homens de Atticus entram no quarto. O homem aparece morto.

TABOO_EP5_1715

Delaney, na orla do rio lança os seus pós. Tem visões dele mesmo, dentro do rio. Encontra-se com o químico e diz-lhe ironicamente que achava que tinham tido uma explosão. Quando chega a casa vemos Delaney a queimar papéis que estavam na arca. Aparece Lorna e pergunta-lhe o que é que ele está a fazer, quando vê que está a queimar as cartas e fotografias, pergunta-lhe se ele se deu ao trabalho de ler tudo o que o pai lhe escreveu. Depois de Lorna sair, há um documento que chama a atenção de Delaney.

Vemos o príncipe e Coop entrega ao rei uns documentos que encontrou na noite do roubo. Delaney vai ao hospital e dpeois de um homem lhe dizer que ele não pode entrar porque estão em quarentena, Delaney diz-lhe que é imune e segue na mesma para o consultório de Dumbarton. O médico entrega a Delaney um papel e diz-lhe que precisa de pólvora. James nega ter o pó e afasta-se. O médico diz-lhe que as tropas americanas precisam da pólvora em 8 dias, James diz-lhe que é impossível e o médico contradiz e diz-lhe para ele perguntar ao químico sobre a experiência francesa. 

DSCF2103-1_V11

James encontra-se com o químico e este diz-lhe que essa experiência foi um desastre, quando James lhe diz que onde é que podem enconra cloreto, o químico diz que a pergunta mais importante que ele tem de fazer é que químico louco é que irá fazer essa experiência. James ameaça-o dizendo-lhe que no caso de não arranjarem o cloreto, serão todos enforcados no prazo de 8 dias.

Entretanto Zilpha está no quarto, quando Geary entra ela, a dormir, diz o nome de James. Geary acorda-a, ela cospe-lhe e agridem-se. Geary agarra-a e diz-lhe que ela precisa de um padre.

Coop sentado recebe George Chichester, e oferece-lhe um copo de vinho, este recusa. Chichester diz a Coop que acredita que há uma companhia envolvida no tráfico de escravos, para benefício próprio. Coop pergunta-lhe se ele acha que a Companhia das Índias está envolvida, ele diz que sim. Coop entrega-lhe uma carta escrita pelo próprio príncipe.

TABOO_EP2_0519

Na Companhia das Índias Strange diz a Wilton que ele tem de “melhorar o jogo”, ele tem de lidar com este problema, mostrando-lhe uma carta que chegou da coroa.

Delaney vai ao encontro da Condessa Musgrove e diz-lhe que em 8 dias tem a pólvora que ela precisa. A Condessa diz-lhe que esse não é o seu negócio. James chega a casa e Brace diz-lhe que Lorna lhe fez várias perguntas, mas que ele não lhe disse absolutamente nada, “And yet you have so much to tell,” diz Delaney.

DSCF2890-1_VV5

Na casa dos Geary, Zilpha é abordada pelo marido no corredor e aparece um homem. Geary apresenta-lhe o padre que é especialista em retirar os espíritos. Zilpha tenta resistir e em seguida vemo-la amarrada no chão da sala rodeada de velas enquanto o padre profere várias coisas em latim e toca todo o seu corpo. Em seguida deita algumas gotas do que parece ser àgua benta no peito de Zilpha. Geary pergunta ao padre quanto tempo tem de esperar ao que responde que deve esperar um momento para que ela recupere. Ouvem-se sussurros! Geary vai até ao salão e desamarra Zilpha, antes de sair pergunta-lhe se ela vai para a cama, “Yes, of course,” diz-lhe Zilpha. Enquanto Geary dorme, a irmã de Delaney entra no quarto e vemo-la a segurar uma agulha. Geary desperta!

Vê também:

– Taboo – Episódio: 04

– Taboo – Episódio: 03

– Taboo – Episódio: 02

– Taboo – Episódio: 01