Select Page

Spiral | O papel da mulher na força policial

Os novos episódios da série policial mais popular do mundo estão de regresso, todas as terças-feiras.

Em “Spiral”, a equipa de investigação criminal liderada por Laure Berthaud parte para as ruas de Paris com uma missão séria, decifrar os mistérios mais do país e capturar os violentos criminosos que assombram as ruas da cidade. Para tal, a equipa reúne uma vasta gama profissionais de diversas áreas e de talentos distintos, como juízes, procuradores e membros das forças policiais.

A investigação criminal enquanto género nunca foi tão popular como é nos dias de hoje, principalmente com a constante aparição de projectos que acompanham equipas dedicadas à resolução de crimes. Como tal, a diversidade ganha um papel muito importante na diferenciação destas obras, ajudando a criar um ambiente mais realista e heterogéneo, que torna estes mundos da ficção muito mais reconhecíveis.

Em “Spiral”, os criadores Alexandra Clert e Guy-Patrick Sainderichin optaram por apostar na diversidade de género, colocando Laure Berthaud, uma capitã da polícia no centro de toda a acção. Esta não foi uma escolha realizada sem significado, uma vez que ainda nos dias de hoje, é raro ver uma mulher num papel de liderança entre os ranques das forças policiais. Desta forma, a polícia tem, ao longo de muitas décadas, sido vista como clube masculino, em que o papel da mulher é inexistente ou reservado para cargos de secretariado. No entanto, com o entretenimento a apostar na criação de histórias diversas, e a normalizar a destruição de barreiras de género, muitos são aqueles que começam a ganhar inspiração para embarcar numa carreira pelo mundo da investigação.

A existência de um local de trabalho diverso é importante em todas as áreas, mas talvez ainda mais nas forças policiais, permitindo a uma melhor familiarização com os problemas dos outros, oferecendo perspectivas e experiências de vida distintas, que ajudam a superar as barreiras que possam surgir ao longo das investigações. “Spiral” aposta em exibir isso mesmo, colocando a mulher como ponto de partida, explorando as suas experiências e o seu papel no mundo da investigação. Desta forma, as adversidades e o conflito continuam a ter lugar, assegurando histórias mais ricas e cheias de simbolismo.

A série regressa ao canal AMC todas as terças-feiras com novos episódios a não perder!