Select Page

Quem são os Wayanas, desesperados por defender as suas terras em Ouro

Na segunda temporada de Ouro, Vicent e Serra aventuram-se pelas profundezas da selva dentro do território dos Wayana, os grandes guardiões da natureza na Guiana Francesa.

Enquanto esperamos pela estreia do primeiro episódio levantamos um bocadinho do véu do que acontecerá nesta temporada e podemos afirmar que os Wayana irão fazer os mineiros passar um mau bocado.

“Não vos queremos aqui, vão-se embora!”. O início desta segunda temporada é marcado por uma mensagem bem clara, Vincent, Serra e o resto dos mineiros são advertidos de que não são bem-vindos ao território Wayana. A legendária mina Sarah Bernhardt, localiza-se no meio do parque amazónico e no território desta tribo amerindia. Liderados por Toko, os Wayana farão de tudo para proteger as suas terras da cobiça dos mineiros.

Mas quem são os Wayana e de onde provêm?

Os amerindios foram os primeiros habitantes da Guiana Francesa e estabeleceram-se na zona no século V a.C. Os Wayanas são uma das seis populações de amerindios que habita a região, extendendo-se desde o Brasil, de onde provêm, até ao Suriname e Guiana. Com a chegada dos primeiros europeus no século XVI, esta população foi praticamente dízimada pelas doenças que os europeus trouxeram nos seus navios.

Blog_ouro

As suas tribos estabeleciam-se perto de pequenos rios, como o rio Tampok ou Maroni, e viviam em pequenas comunidades em carbets (refúgios de madeira sem paredes), mudando de localização a cada sete anos. Por detrás da cultura Wayana existem muitos mitos e tradições, tais como o xamanismo ou o ritual de iniciação de Maraké, que marca a passagem para a vida adulta.

Hoje em dia, habitam na Guiana Francesa cerca de 1000 wayanas. Muito deles, fiéis aos seus valores tradicionais, praticando pesca, caça com tiro ao arco e o cultivo de mandioca. No entanto, a ameaça dos mineiros e das minas clandestinas fizeram com que eles se organizassem em pequenos grupos para defender as suas comunidades destes perigos externos.

A presença de Wayanas no elenco de Ouro, foi a forma que a equipa de produção da série arranjou de prestar homenagem e alertar a sociedade para a realidade que este grupo étnico tem vindo a sofrer devido a esta corrida desenfreada ao metal precioso.

Não perca, a estreia exclusiva da segunda temporada de Ouro dia 30 outubro às 22h10 no AMC. A febre da corrida ao ouro promete surpreender nesta nova temporada.

Veja o trailer desta segunda temporada aqui.