Select Page

“O Colapso”| Como a ficção está cada vez mais próxima da vida real

A série francesa mais importante da actualidade chegou à AMC! Estás preparado para os arrepiantes episódios de “O Colapso”?

A série criada por Jérémy Bernard, Guillaume Desjardins e Bastien Ughetto e produzida em 2019, acompanha os momentos finais de uma sociedade em queda. A economia está à beira de falhar, a distribuição de produtos essenciais já lá vai, a segurança pública para lá caminha, e a comunidade entrou em queda. Estes são alguns dos momentos que antecedem a acção da série, comunidades em caos, sem saber como será o dia de amanhã em que a sobrevivência é a força que prevalece.

Apesar de imaginada e realizada antes dos momentos pandémicos de 2020, “O Colapso” retrata momentos importantes vividos pelo mundo fora em tempos de confinamento devido à pandemia de COVID-19. Desde o açabarcamento de produtos essenciais nos supermercados, ao pânico e revolta, muitas destas situações foram presença assídua durante os primeiros meses da pandemia da vida real. Um momento único na vida de toda a sociedade, a inexperiência e surpresa dos acontecimentos, levaram muitos a não saber o que a fazer. Sem normas para nos guiar, a sociedade preparou-se para a entrar em queda, a economia caiu e os empregos desapareceram, levantando o caos um pouco por todo o mundo.

“Queríamos explorar como é que um colapso impactaria diferentes sítios, personagens e classes sociais. Não queríamos focar-nos numa heroína ou num herói, mas mostrar toda uma gama de reacções”, revelou o trio criativo. “Mesmo que sejam só detalhes, está tudo conectado de uma forma ou doutra. Digamos que nos lembrou que a nossa série não é uma distopia, mas sim uma antecipação. A pandemia entregou-nos às nossas contradições. Escrevemos a série porque nós próprios precisávamos de nos convencer de que esta realidade era mais do que provável, e era uma forma de experimentarmos indirectamente situações possíveis no pós-colapso. Esperamos que, apesar das tragédias deste período da covid-19, tudo isto tenha ajudado a alertar para as falhas da nossa civilização. Mas, infelizmente, parece que quando este período acabar o nosso mundo voltará ao ‘normal’, revelaram os criadores, falando sobre a situação vivida pelo mundo inteiro.

Não percas os episódios desta impactante série francesa! Esta quarta, 20 Janeiro pelas 22h10 poderás rever a segunda parte da série no AMC.

A série de oito episódios é protagonizada por Lubna Azabal (“The Little Drummer Girl“), Audrey Fleurot (“Clube dos Divorciados”), Philippe Rebbot (“Apaga o Histórico”), Samir Guesmi (“A Melodia”) e Thibault de Montalembert (“The King“).

VÊ MAIS NO BLOG: JOE TURNER ESTÁ DE REGRESSO COM A SEGUNDA TEMPORADA DE “CONDOR”