Select Page

“Normal People” | Conhece o conto irlandês da autora Sally Rooney

“Normal People” conta uma história de amor que bem podia ser a tua. Cheia de amores e desamores, encontros e desencontros acompanha as vivências de Marianne e Connell todos os sábados com dois novos episódios de “Normal People” pelas 22h10 no AMC.

“Normal People” leva-nos até um mundo tórrido cheio de paixões, traições, e muito drama em geral. A série conquistou diversas nomeações aos Emmy e outras tantas aos BAFTAS, foi criada numa colaboração por Sally Rooney, Alice Birch e Mark O’Rowe; adaptando a obra literária de Rooney. A obra acompanha Marianne Sheridan e Connell Waldron durante o seu tempo na escola secundária, na costa atlântica da Irlanda, e mais tarde enquanto estudantes no Trinity College Dublin. A história explora as complexidades da relação entre Marianne e Connell, um par de jovens com vidas completamente opostas, mas que ao longo dos anos acabam por construir uma relação única, que estará certamente destinada a ser caracterizada por amor verdadeiro.

Sally Rooney, autora do livro e co-criadora da série, viu a sua obra publicada em 2018 acabando por assistir a uma aclamação imediata que lhe deu direito a uma produção televisiva que chegou igualmente aos topos dos melhores projectos de 2020.

Uma vez que a autora do livro é também uma das criadoras da série televisiva, é normal que a proximidade entre ambas as obras seja maior do que é normal numa adaptação do género. No entanto, é-nos possível observar algumas diferenças entre as duas obras, entre elas encontramos a relação de Marianne com a sua família. No livro e na série, a relação da jovem protagonista com a sua mãe segue os mesmos passos, contudo, quando chegamos à sua convivência com Alan, o seu irmão mais velho, a conversa é diferente. No livro, Alan exerce um forte nível de bullying contra a sua irmã, usando os maus tratos como forma de superar a perda do pai.

Também as relações dos protagonistas com outras personagens sofreram algumas alterações, enquanto que na série estas indivíduos são mais explorados e contêm personalidades mais distintas e dinâmicas, a série transforma-as em personagens irritantes, de forma a que o público crie uma maior conexão com os protagonistas da obra.

“Normal People” conquistou diversos prémios conceituados, entre eles o Costa Book Award para Melhor Livro, e o British Book Award de 2019 para Melhor Livro do Ano.

A série conta com um elenco protagonizado por: Daisy Edgar-Jones (“War of the Worlds”), Paul Mescal (“The Deceived”), Desmond Eastwood (“Blood”), Aislín McGuckin (“Outlander”), Sarah Greene (“Ransom”), Frank Blake (“The Frankenstein Chronicles”), India Mullen (“Into the Badlands”), Eliot Salt (“Fate: The Winx Saga”), Éanna Hardwicke (“Smother”), Seán Doyle (“Fair City”) e Fionna O’Shea (“The Letter for the King”).

VÊ MAIS NO BLOG: AMC LANÇA O PRIMEIRO TRAILER E O POSTER OFICIAL DA SEGUNDA TEMPORADA DA SUA SÉRIE ORIGINAL ‘THE WALKING DEAD: WORLD BEYOND’