Select Page

“Das Boot: O Submarino” desvenda a claustrofobia vida do U-612

A vida debaixo de água não é fácil para a tripulação de um U-boat, e os novos episódios de “Das Boot: O Submarino”, com exibição marcada no AMC para as terças-feiras, pelas 22h10, não deixam de o demonstrar.

Explorando o dia-a-dia da tripulação de um submarino de origem alemã durante a Segunda Guerra Mundial, “Das Boot: O Submarino” dá-nos a conhecer as dificuldades e perigos vividos por este grupo de corajosos marinheiros. Obrigados a perseguir um comparsa foragido que poderá revelar segredos às forças aliadas, a tripulação do U-612 terá de colocar as suas habilidades náuticas em práticas e viver os dias mais complicados que já presenciaram.

Os dias a bordo de um U-boat não são fáceis, para além das semanas consecutivas sem ver sol, que por vezes eram prolongadas para meses. Os homens eram obrigados a viver e circular por espaços estreitos, que dificultavam a suas vidas quotidianas. Os submarinos são espaços que facilmente induzem claustrofobia ao comum dos mortais, mas para muitos esse não será o maior dos problemas, a falta de comida fresca, a carência de higiene – devido à falta de chuveiro e a monotonia levavam muitos marinheiros ao extremo.

Muitas das missões vividas a bordo destes submarinos destinavam-se a interromper as ligações transatlânticas, o que os levava a passar semanas a fio no mesmo lugar a aguardar por navios que transportassem materiais para a subsistência das forças aliadas. A maior parte dos dias eram passados na manutenção dos instrumentos necessários para a navegação, que para além de frágeis eram por vezes perigosos, o que leva os marinheiros ao desespero.

Quando Lothar-Günther Buchheim desenvolveu o livro que dá nome à série, o autor inspirou-se na sua vida enquanto membro da tripulação do submarino U-96, este foi um período marcante da sua vida que inspirou gerações futuras.

O elenco desta segunda temporada conta com nomes como: Tom Wlashiha (“Game of Thrones”), Leonard Scheicher (“Finsterworld”), Franz Dinda (“O Físico”), Thierry Frémont (“Aliados”), Fleur Geffrier (“Ela”), Robert Stadlober (“Flores negras”), Julius Feldmeier (“Babylon Berlin”), August Wittgenstein (“The Crown”), Rick Okon (“Os Invisíveis”), Rainer Bock (“Sacanas sem Lei”), Vincent Kartheiser (“Mad Men”) e Vicky Krieps (“Linha Fantasma”).

Podes acompanhar os novos episódios de “Das Boot: O Submarino” todas as terças pelas 22h10 em exclusivo no AMC.

VÊ MAIS NO BLOG: “TWD: WORLD BEYOND” DÁ A CONHECER O MUNDO APOCALÍPTICO ATRAVÉS DE UM PONTO DE VISTA DIFERENTE