Select Page

CINEMA STUNT: AMC WARS

Sangrentas batalhas, vitórias e derrotas, serão presença confirmada todas as quintas-feiras no AMC, envolvendo as tuas noites numa atmosfera de guerra.  Com “Nascido a 4 de Julho”, “O Dia Mais Longo”, “Patton”, “Apocalypse Now” e “Atrás das Linhas do Inimigo” recordamos alguns dos conflitos mais sangrentos da história do cinema.

Baseada na vida de Ron Kovic, “Nascido a 4 de Julho” abre esta edição dia 2 às 22h30.  Dois Óscares destacam a qualidade de “Nascido a 4 de Julho”, o filme que Oliver Stone (“Platoon”, “JFK”) realizou em 1989.  Tom Cruise (“Top Gun – Ases Indomáveis”, “Jerry Maguire”) recebeu a sua primeira nomeação por este trabalho, onde deu vida a Kovic, um patriota americano que se voluntaria para combater na guerra do Vietnam.  A traumática experiência transforma o soldado que regressa tetraplégico e com uma depressão.

The-Longest-Day-9

O Dia Mais Longo”, o filme premiado com dois Óscares e um Globo de Ouro estreia na quinta-feira 9 de Julho.  Com um elenco de pesos pesados, Robert Mitchum, John Wayne, Henry Fonda e Richard Burton, revivemos um dos maiores sucessos que marcaram a Segunda Guerra Mundial: o desembarque na Normandia.  Esta produção relata de forma minuciosa, os acontecimentos de 6 de Novembro de 1944, na perspectiva dos dois implicados: o exército alemão e o aliado.  A realização desta longa metragem ficou a cargo de um trio de profissionais – Annakin, Andrew Marton e Bernhard Wicki – coordenados pelo produtor Darryl F. Zanuck (“Eva”, “As Vinhas da Ira”).

Patton-3

Patton”, que estreia dia 16, conta-nos a biografia de George S. Patton, um controverso general americano.  Franklin J. Schaffner (“O Homem que Veio do Futuro”, “Jovens Cruzados”) realizou em 1970 esta obra escrita por Francis Ford Coppola (“O Padrinho”, “Apocalypse Now”) e Edmund H. North (“O Dia em que a Terra Parou”, “Horizontes Desconhecidos”).  Vencedor de sete Óscares, melhor filme, melhor ator, melhor guião, melhor direcção artística, som e edição, este filme é uma das maiores referências do género de guerra.

Apocalypse-Now-5

Na quinta-feira dia 23, “Apocalypse Now” estreia no AMC . O filme de guerra realizado por Francis Ford Coppola  (“O Padrinho”, “Histórias de Nova Iorque”) em 1979 faz-nos mergulhar em plena Guerra do Vietname. Martin Sheen (“Infiltrados”, “Os Homens do Presidente”) é o capitão Willard, um intermédio com uma missão perigosa: apoderar-se do terreno inimigo para acabar com a vida do Cornel Kurtz (Marlon Brando, “O Padrinho”, “Há Lodo no Cais”). Este relato brutal da história foi premiado com dois Óscares e três Globos de Ouro.

Behind-Enemy-Lines-7

Atrás da Linha do Inimigo” encerra este especial na quinta-feira dia 30 às 22h30.  Sob o comando de John Moore (“Max Payne”, “Die Hard: Nunca É um Bom Dia para Morrer”), Gene Hackman (“La French”, “Imperdoável”) encarna o papel do Almirante Leslie McMahon Reigart, um homem disposto a ultrapassar as rigorosas regras da ONU para resgatar um dos seus pilotos (Owen Wilson, “Meia-Noite em Paris”, “Zoolander”), que caiu em terras inimigas, durante o conflito nos Balcãs.