Select Page

11 Mitos sobre os Vikings que são totalmente mentira!

Vikings, a série inspirada na história e nas lendas da Escandinávia medieval acompanha Ragnar Lothbrok, (Travis Fimmel), um guerreiro do norte da Europa que viveu durante a Idade Média. Lodbrok crê ser descendente do deus Odin e decide procurar glória e riqueza pela conquista de novos territórios.

Uma série, que passa no AMC todas as quartas às 22h10, e que retrata a realidade de um povo fascinante, os Vikings, rodeados de tantas lendas, histórias e mitos. A seguir revelamos-te 11 coisas acerca deste povo que são mitos absolutos:

#1.- AS MULHERES NÃO TINHAM DIREITOS

Igualdade não era um problema para eles! As mulheres Vikings tomavam conta das casas e comandavam os escravos quando os homens estavam fora. Se um homem Viking mostrasse demasiado os pelos do peito ela podia até pedir o divórcio, tendo ele de lhe dar um “pensão” alimentar. Alguns costumes podemos trazer para a sociedade atual, o que acham?

Vikings-amcpt-blog-1

#2.- PROVEEM TODOS DO NORTE DA EUROPA

O facto de estarem alocados ao norte da europa, não faz deles um povo 100% nórdico. Os Vikings faziam trocas com a Ásia e o Médio Oriente. Também capturavam escravos em Itália, Espanha, Reino Unido, Portugal, França e Rússia, o que eventualmente fez com que muitos se integrassem na sociedade Viking. Por isso não se pode dizer que eram uma “raça pura”, como se diz…

vikings-amcpt-blog-2-

#3.- ERAM TODOS LOIROS

Apesar de o cabelo loiro ser bastante comum nos países escandinavos, muitos Vikings eram morenos ou ruivos.

Vikings-amcpt-blog-3

#4.- ERAM UM POVO SUJO

Não pode haver ideia mais errónea! Os Vikings eram conhecidos pelos seus banhos semanais, o que para muitos europeus, naquela época, consideravam demasiado. Eles aproveitam as quentes primaveras do norte, faziam também sabões a partir de castanhas!

vikings-amcpt-blog-2

#5.- OS HOMENS ERAM TODOS ENORMES E BEM CONSTITUÍDOS

Infelizmente a ideia de homens pesados e gigantes, está errada. Descobertas arqueológicas revelam que os homens Viking em média, mediam 1,70cm. Também já foram encontrados caveiras femininas que, curiosamente, revelam traços bastante masculinos. Mesmo nos dias de hoje, e com o avanço tecnológico, é muito dificil definir o género pelos traços de caveiras Viking.

Vikings-amcpt-blog-5

#6.- USAVAM CAPACETES COM CHIFRES E ASAS PONTIAGUDAS

Aquele ar pesado de capacetes de metal com chifres é de facto uma imagem forte. No entanto, não existem evidências de que os guerreiros Vikings utilizavam essa proteção como tal. O que sim faziam era colocar espinhos enormes para espetar nos inimigos, o que é realmente surpreendente!

V-6_08282012_JH-0288

#7.- COMIAM SOMENTE CARNE E BEBIAM APENAS CERVEJA

Os Vikings eram um povo que se dedicava à agricultura, pelo que a sua dieta era bastante variada. Podia encontrar-se numa mesa Viking coisas como carne de gaivota, cavalo, foca, leão-marinho, morsa, baleia. Ah! e a ideia de que estes guerreiros bebiam de caveiras humanos parece que é…mentira! Foram encontrados cornos que eram utilizados como copos, mas em nenhuma escavação foram encontradas caveiras humanas.

Vikings-amcpt-blog-7

#8.- NÃO ERAM APTOS PARA ARTESANÍAS, CONSTRUÇÕES, ETC…

Esqueçam a ideia de que o aspeto e a beleza não importa! Os Vikings eram um povo que gostavam de “pôr bonito” tudo o que a eles pertenciam. Eram muito hábeis na construção de navios, carpintaria. Esculpiam figuras incríveis nos seus barcos e colocam os padrões e cores mais incríveis em tudo.

Eles também construiam longas casas, desenhadas para manter o calos com telhados cobertos por vegetação. Inteligentes!

Vikings-amcpt-blog-8

#9.- … E MUITO MENOS PARA O DESPORTO

Nada disso! Os Vikings eram esquiadores natos, até tinham um Deus do Ski a quem chamavam Ullr. Também gostavam de lutas de wrestling na lama e desportos como batalhas com ursos ou lutas de galos.

Calma que nem tudo era tão físico… Também havia jogos de mesa, incluindo de estratégia como um jogo semelhante ao Xadrez, a que chamaram “Hnefatafl”.

Vikings-amcpt-blog-9

#10.- SÓ VESTIAM PELES

Pelo o clima conseguimos entender o porquê do seu vestuário ter bastantes peles, e as botas serem feitas a partir de pele de cabra. Ainda assim, eles tinham roupas com muita vida e cor. Eles tingiam a roupa a partir de infusões extraindo a cor da madeira, plantas e raízes. Designers olhos nestes costumes!

vikings-amcpt-blog-10

#11.- TINHAM BARBAS E CABELOS SELVAGENS

“Os Vikings tinham barbas e cabelo bem tratados e aparados”, diz Louise Kæmpe Henriksen, manager do Viking Ship Museum em Roskilde. “Várias descobertas arqueológicas encontraram tesouras, pentes, escovas de unhas, cotonetes e escovas de dentes, datadas da época Viking!” diz Henriksen, e acrescenta “Os homens tinham longas franjas e cabelo curto atrás. Depois rapavam o pescoço. No que respeita às mulheres também pintavam o cabelo ou trançavam o cabelo com fitas coloridas, peles, chapéus ou lenços.”.

Vikings-amcpt-blog-11

Surpresos com estas descobertas? Fiquem atentos à série e descubram quantos dos nossos hábitos podem ser orginários deste povo e quantas modas são inspiradas nestes visionários.

Vikings, todas as quartas a partir das 22h10, não percas o episódio duplo!

Vê também:

– Preacher regressa ao AMC e já tem data de estreia!

– Mostramos-te o lado mais obscuro de Taboo… Atenção que pode ferir suscetibilidades!

– ‘The Son’ a nova série original do AMC, protagonizada por Pierce Brosnan, estreia em exclusivo em abril!