Select Page

TURN: Espiões de Washington – episódio 3×09: Lâmina na Flecha

Na passada terça-feira, 30 de agosto, emitimos o penúltimo episódio de TURN: Espiões de Washington, intitulado de: Lâmina na Flecha.

Benedict Arnold encontra os novos soldados em West Point.

John André informa o General Clinton que Arnold ofereceu West Point em troca de 20,000 libras e o comando do batalhão Loyalist. Clinto concorda em pagar 10,000 libras. André diz a Arnold que têm de se encontrar cara-a-cara com um oficial.

Em West Point, Arnold ordena ao Coronel Jameson que se mude para Sul, cerca do Rio Hudson e que deve preencher relatórios de observação todas as manhãs.

Clinton adverte André acerca do encontro com Arnold pessoalmente, dizendo-lhe que ele pode ser enforcado como um espião no caso de ser apanhado. André assegura a Clinton que ele não trará nenhum tipo de documento de Arnold, que o possa incriminar e que utilizará o seu uniforme, o que irá permitir encontrar-se com Arnold sob a bandeira de tréguas.

Arnold recebe a mensagem de que o General Washington estará em West Point, para uma visita inesperada.

Em Setauket, o Capitão Simcoe aponta uma arma a Elias Appleby e diz-lhe que sabe que ele manteve uma relação incestuosa com a irmã. Simcoe diz que Robert Rogers tem usado os segredos das pessoas para chantagens e conseguir abrigo. Elias nega qualquer conhecimento relativo a Rogers, mas Simcoe pega fogo ao seu celeiro.

Numa taberna em Setauket, Abe Woodhull ouve Elias e dois habitantes a falar do sucedido com Simcoe. Abe propõe-lhes que roubem as armas de fogo da igreja e que lutem.

Major Hewlett visita André em casa e informa-o de que a verdadeira identidade de Samuel Culper é Abe Woodhull.

John André (JJ Feild) Episódio 9 Foto de Antony Platt/AMC

André escreve uma carta a Clinton informando-o da identidade de Culper. Ele dá a carta a Abigail para enviar por correio.

Philomena Cheer para André no meio da rua e diz-lhe que está grávida. Ele adia a discussão até ao seu regresso da reunião com Arnold.

Philomena diz a Robert Rogers que André embarcou em HMS Vulture.

Washington chega a West Point, com uma pequena comitiva, incluindo Ben Tallmadge Alexander Hamilton e Marquis de Lafayette.

Arnold e Peggy Shippen dão as boas-vindas a Washington, a sua casa. Um soldado entrega uma carta a Arnold de “John Anderson” (Nome de código para André). Washington insiste que uma bandeira de tréguas “é sempre importante”. Arnold lê rapidamente a carta em voz alta, e lança-a ao fogo em seguida.

Nessa noite, Arnold veste-se e diz a Peggy que se irá encontrar com André para negociarem os termos.

Benedict Arnold (Owain Yeoman) e John André (JJ Feild) Episódio 9 Foto de Antony Platt/AMC

O HMS Vulture navega pelo Hudson. André dá indicações ao Capitão para atracar a sul de West Point. Rogers observa o barco.

Arnold suborna dois bargemen para remarem rumo a HMS Vulture.

Na cabana, Arnold dispõe-se a vender os planos de West Point por 20,000 libras. André faz uma contra-proposta, por 10,000 libras. Arnold sobe a oferta e diz que oferece o próprio Washington aos britânicos. André concorda com os 20,000 se Arnold quebrar o noivado com Peggy. Arnold informa André de que eles já estão casados. O disparos dos canhões interrompe as negociações.

Do lado de fora, o Coronel Jameson ordena que a artilharia dispare para HMS Vulture. Ele persegue um grupo de rebeldes skinners que o atiraram para fora do barco.

André diz a Arnold que o barco está atracado a jusante. Arnold aconselha-o a andar até ao posto britânico mais próximo. Ele dá-lhe roupas civis e um passe, para que consiga chegar ao posto britânico. André, contrariado, leva os documentos de West Point com ele. Arnold volta a pedir-lhe 20,000 libras. André responde “Peggy”.

Peggy Shippen (Ksenia Solo) Episódio 9 Foto de Antony Platt/AMC

Os skinners encontram Rogers e pedem-lhe pagamento por terem alertado Jameson. Rogers pede-lhes que o ajudem a apanhar André.

Anna Strong chega ao campo de Washington e diz de imediato a Caleb Brewster que Arnold é um traidor. Caleb dirige-se para West Point.

Na Whitehall, Simcoe avisa Richard Woodhull de que Abe tem falado em rebelião.

Richard encontra Abe na taberna em Setauket e avisa-o sobre a traição. Abe diz a Richard para liderar a cidade. Simcoe entra na taberna e atira um copo à cabeça do Capitão Wakefield, forçando-o a sair da mesa.

Abe Woodhull (Jamie Bell) Episódio 9 Foto de Antony Platt/AMC

No dia seguinte, Abe vai falar com Wakefield e oferece-se para lutar contra Simcoe se Wakefield deixar a igreja aberta, com as armas dentro.

Os skinners param André nos bosques e batem-lhe. Rogers revela-se a André e dá ordens aos skinners para levarem André até Jameson.

Os skinners levam André até Jameson. Jameson envio o relatório para Arnold no qual diz que ele tem “John Anderson” como prisioneiro até ordens em contrário.

Washington, Arnold e Lafayette discutem estratégias militares. Arnold pede a Washington que prolongue a sua estadia em West Point para que possam discutir possíveis estratégias. Ben oferece-se para investigar os disparos da última noite, mas Arnold dispensa. Washington, discretamente, dá ordens a Ben para seguir com a investigação.

George Washington (Ian Khan) e Benedict Arnold (Owain Yeoman) Episódio 9 Foto de Antony Platt/AMC

Caleb dirige-se para West Point.

No posto de Jameson, ele informa Ben de que os skinners trouxeram um homem, de seu nome John Anderson, que tinha planos de West Point, escritos por Arnold. Ben deduz que é traição de Arnold e corre para West Point.

Em West Point, Arnold lê o relatório de Jameson e rapidamente se desculpa a Washington e sai da mesa.

Arnold corre para o quarto e diz a Peggy que André foi capturado e que Ben irá descobrir rapidamente o seu involvimento com ele. Ele beija-a e sai do quarto.

John André (JJ Feild) e George Washington (Ian Khan) Episódio 9 Foto de Antony Platt/AMC

Caleb chega a West Point.

Arnold ordena que o bargemen prepare o barco.

Caleb invade a casa de Arnold e informa Washington de que Arnold é um traidor.

Benedict Arnold (Owain Yeoman) Episódio 9 Foto de Antony Platt/AMC

Ben vê Arnold no barco a escapar e aponta-lhe a arma. Arnold saluda-o. Ben dispara… e falha intencionalmente. Arnold foge.

Abe entra na igreja para roubar as armas, mas é apanhado por Simcoe e Wakefield. Abe dá um murro a Simcoe. Os Rangers da Rainha atiram-no para o chão. “Traz a corda”, ordena Simcoe a Wakefield.

Lt. John Simcoe (Samuel Roukin) e Abe Woodhull (Jamie Bell) Episódio 9 Foto de Antony Platt/AMC

Se perdeste detalhes dos últimos episódios, nao te preocupes e revê tudo aqui:

– 3×01: ‘Despedida’

– 3×02: ‘Assassino a sangue frio’

– 3×03: ‘Benção’

– 3×04: ‘Corações e mentes’

– 3×05: ‘Hipocrisia, fraude e tirania’

– 3×06: ‘Muitos poucos fazem um muito’

– 3×07: ‘O julgamento’

– 3×08: Consertado