Select Page

TURN: Espiões de Washington – episódio 3×05: Hipocrisia, fraude e tirania

O quinto episódio de Turn: Espiões de Washington, foi emitido na passada terça-feira, 2 de agosto.

Recapitulamos o episódio ‘Hipocrisia, fraude e tirania’. Alertamos-te que este post contém SPOILERS.

John André visita um prisioneiro, Henry Dawkins, na casa do açucar em Nova Iorque e oferece-se para libertá-lo na condição de ele o ajudar com uma tarefa ilícita.

André e Dawkins entram no Rivington’s Corner com um grupo de homens que transportavam grandes sacos de papel. Estes foram guardados na Sala da Prensa de James Rivington.

Rivington confessa a Robert Townsend que a Armada Real está a planear inundar os estados dos rebeldes com dinheiro falso, impresso na sua tipografia, conseguindo, assim, desvalorizar o Dólar Continental. Townsend compra um anúncio para enviar uma mensagem a Abe Woodhull.

Na quinta dos Woodhull, Abe dá dicas a Mary Woodhull para que ela pratique com a espingarda. Uma carruagem aproxima-se com bens para a casa dos Woodhull.

Depois da carruagem sair, Abe vê o anúncio colocado por Townsend na Gazette, de Rivington, e parte rumo a Oyster Bay, para encontrar Samuel Townsend.

Anna Strong cava um buraco no campo do General George Washington, onde ela vive atualmente. Ben Tallmadge e Caleb Brewster convidam-na para conhecer o General Washington.

Na tenda de Washington, este agradece a Anna os seus sacrifícios. Anna chora, e oferece-se para continuar ao serviço do anel. Washington consente com a cabeça.

Já fora da tenda, Anna queixa-se a Ben e Caleb por ser tratada como sendo uma “mera seguidora” que vive no campo. Ben recorda-a de que oficialmente não é permitido às mulheres servirem as tropas.

Anna Strong (Heather Lind), Caleb Brewster (Daniel Henshall) e Ben Tallmadge (Seth Numrich) no Episódio 5 Foto de Antony Platt/AMC

Dawkins, no bar, pede uma bebida a Townsend. Ele disponibiliza-se para levar gratuitamente, a todos, madeira.

Townsend serve madeira aos homens de André e acaba por ouvir André, quando este os informa de que um navio os irá transportar a Conn Hook, onde eles irão dispersar com o dinheiro falso. Ele apresenta Lt. Gamble, que será quem está a supervisionar a operação.

Ben visita Anna na sua nova tenda, que pertenceu antes a Nathaniel Sackett, e insiste que trabalhar para o anel é demasiado perigoso. Com a insistência de Anna, para continuar, Ben admite que disse a Washington que ela tinha saido de Setauket após os rumores de adultério com Abe. Ele sai da tenda depois de Anna o acusar de substimar as mulheres.

Townsend, no seu quarto, escreve uma mensagem invisivel numa folha de música. Ele abre a porta a Samuel e Rivington, que acaba por dar bisbilhotar o quarto. Depois de Rivington sair, Townsend dá a folha de música a Samuel. Este convida-o para o jantar do Dia de Ação de Graças, na semana seguinte.

TURN-305-Robert-Twonsend

O Capitão Simcoe e os seus rangers, regressam de Rocky Point e passam pela quinta dos Woodhull. Sabendo que Robert Rogers está à solta, Simcoe avisa Mary de que ela deveria ficar em casa.

Mary corre para a Whitehall e implora a Richard Woodhull que não denuncie Abe como espião a Simcoe. Richard concorda, na condição de ela lhe dar a custódia de Thomas. Ela recusa. Quando Simcoe aparece na Whitehall, Mary deixa Thomas com Richard, para impedi-lo de falar.

Simcoe informa Richard de que Rogers e Hewlett conspiraram contra ele. Ele declara que a Whitehall é a sua nova sede e pede a antiga sala de Hewlett.

Abe encontra Samuel em Oyster Bay, e garante a Samuel que nunca mais enviará Rogers. Samuel dá a Abe a folha de música e convida-o para o jantar do Dia de Ação de Graças.

Richard começa a escrever uma carta, na biblioteca, mas esconde-a atrás de uma almofada da cadeira, assim que ouve Simcoe a entrar. Simcoe pede a biblioteca como o seu novo escritório.

Abe corre para guardar o seu relatório, que contém também a observação de Townsend relativamente ao problema de André com as mulheres. Entretanto, os ‘shovers‘ chegam a Conn Hook.

Lt. Gamble (Adam Harrington) no Episódio 5 Foto de Antony Platt/AMC

De volta à quinta dos Woodhull, Mary diz a Abe o que aconteceu na Whitehall. Abe vai em direção à cave para ir buscar a sua pistola e matar Simcoe. Mary implora a Abe que pense antes de agir. Rogers surge da escuridão e exige saber o que consta na última mensagem de Townsend. Quando Abe lhe conta do desgosto amoroso de André, Rogers parte para Nova Iorque para perguntar a Townsend o nome da apaixonada de André. Quando Abe tenta impedi-lo, ele prende-o com Mary no porão.

Anna encontra um mapa de Setauket na tenda e chora.

Washington encontra-se com Ben e Caleb para discutir o relatório de Townsend. Washington lamenta terem recebido a mensagem tão tarde.

No campo, Ben pergunta a Caleb por ideias para parar os ‘shovers‘. Caleb olha para a tenda de Anna.

Ben e Caleb abordam Anna. Ela diz-lhes que os ‘shovers‘ podem descarregar as suas notas falsas de uma só vez através da compra de produtos a granel de corsários. Caleb recorda que os corsários em Moodna Creek estavam a planear retirar do mercado o tabaco, por antecipação a uma grande venda que iriam ter. Deduzem que os corsários devem ter um comprador: a Armada Real.

Na Moodna Creek, um dos ‘shover‘ encontra-se com o Capitão Sobel, um corsário do tabaco. Ben e Caleb aparecem com uma equipa de Nativos Americanos. Caleb vê Gamble e, ansioso por vingar Nathaniel Sackett, aponta a sua arma. Ben para-o, dizendo que Gamble saberá onde estão os restantes ‘shovers‘.

Episódio 5 Foto de Antony Platt/AMC

Ben e Caleb fazem uma embuscada aos homens de Gamble. Ben cerca Gamble e pergunta-lhe onde é que estão os restantes. Gamble dá-lhe luta. Ben bate-lhe, para se defender. Após Gamble morrer, Caleb dispara-lhe na cabeça.

No porão, Mary culpa Abe por não a informar de nada acerca de Rogers e da emboscada de Simcoe. Ele promete-lhe que lhe irá contar tudo de ali em diante, mas insiste para que ela o ajude a sair dali para que ele possa parar Rogers.

Richard, durante a noite, vai até à biblioteca para recuperar a carta, mas não a consegue encontrar. Ele vê Simcoe a brincar com Thomas no salão. Simcoe começa a ler a carta que Richard escreveu para o Coronel Cook, em busca de proteção do ‘brutal e desmascarado’ Simcoe. Simcoe ameaça Richard, mas é interrompido quando Abe e Mary entram aflitos pela porta, dizendo que foram roubados por Rogers. Simcoe pergunta-lhe em que direção foi Rogers.

Se perdeste detalhes dos últimos episódios, nao te preocupes e revê tudo aqui:

– 3×01: ‘Despedida’

– 3×02: ‘Assassino a sangue frio’

– 3×03: ‘Benção’

– 3×04: ‘Corações e mentes’