Taboo – Episódio: 08

O final de Taboo chegou no passado dia 9 de abril às 23h10 com a emissão do oitavo e último episódio da série.

Zilpha através de uma carta despede-se do irmão, atirando-se ao rio. Vamos até à torre onde está Delaney com Strange. James conta a Stuart que foi salvo por um africano que o salvou e curou. Delaney escreve a sua confissão para entregar a Chichester e enquanto o faz diz a Strange que precisa de um navio. “I remember it all.“. Delaney pede a Stuart um navio e dá-lhe um prazo de 4 horas. Robert corre e entrega uma carta a Brace em seguida apressasse para a casa do Químico entregando-lhe também a ele uma carta, segue para Atticus e entrega uma terceira carta.

TABOO_EP8_1847

Strange chega ao Palácio da Companhia das Índias e diz a Pettifer e Wilton que há algo que eles precisam fazer. Na torre James profere algo num dialeto africano, enquanto vemos que está a sangrar. Quando o guarda chega à cela de Delaney ele pede-lhe um médico, cai no chão e tem um ataque.

Helga é levado mas os homens de Delaney fazem uma emboscada à carruagem, para “salvar” as mulheres. Pettifer já tinha conhecimento disto, era um acordo. Atticus mata Pettifer. A meio do caminho Atticus encontra Lorna, deixa Helga e segue o seu caminho. Lorna conta a Helga que não foi James quem matou Winter. Lorna chega a casa e encontra a carta de James.

Lorna encontra Lady Littlewood e fala-lhe de pó, quando consegue convencê-la a falar em privado Littlewood ameaça-a com uma faca. Lorna passa-lhe o recado de James, pedindo-lhe cooperação. Na torre Delaney é assistido por um médico, do lado de fora Robert canta, Strange recebe uma carta e James diz ao médico que está pronto. Delaney encontra-se com Coop e Strange e este leem-lhe a nota de culpa pelos crimes. James profere novamente coisas num dialeto africano enquanto Coop desespera à espera dos nomes. James diz-lhe que não se recorda de ter prometido dar nomes, e em seguida acrescenta de que será libertado de todas as acusações contra ele. Delaney é libertado e entrega uma carta a Robert para entregar. Coop encontra o Rei e diz-lhe que tiveram de libertar Delaney.

TABOO_EP8_4341

No porto os aliados de Delaney estão todos juntos, chegam uns navios, estão dadas as ordens para avançar! Robert chega ao ecritório de Chichester e entrega a carta de Delaney, entretanto os homens de James saiem à rua e dão tiros para o ar.

Delaney chega a casa e encontra a carta de Zilpha. Lorna chega a casa apressada e diz-lhe que têm de sair. Vendo o estado petrificado de James ela lê a carta de Zilpha, percebe que ela se suicidou, mas James não acredita! Lorna fá-lo encarar a realidade e diz-lhe que há pessoas que esperam por ele e que o facto de ficarem em casa não irá trazer Zilpha de volta.James reage e diz-lhe que se encontram assim que terminar uns assuntos.

Tudo a postos! Começam a avançar para os navios. Chischester chega ao palácio da Companhia das Índias e diz a Stuart que não acredita que Delaney tenha feito um pacto com a Companhia.

TABOO_EP8_2570

Delaney encontra Dumbarton que se mostra surpreendido como facto de James ter conseguido um navio. Delaney enfrenta o médico dizendo-lhe o que acha que ele é, e qual o seu papel para o Estado Americano. James agride o médico deixando-o inconsciente, dá-lhe um veneno e afoga-o. O fantasma de Zilpha assombra-o.

Depois de vermos o médico pendurado, Delaney sai do edifício. Vemos o Químico e Robert a sair do armazém. Wilon chega ao porto e dá ordens Bill, este alveja-o.

TABOO_EP8_2256

No Palácio Real o Rei ordena a Coop que matem Delaney. Os guardas reais avançam para o porto. Vemos James e Lorna, ela pergunta-lhe onde é que está toda a gente, ele aponta para um armazém e ela dirige-se para lá. Os guardas reais avançam e os homens de Delaney estão a postos. Quando Delaney vê Brace a dirigir-se para o armazém, e depoides de ele lhe dizer que vai contar os planos aos que estõa fechados, Delaney diz a Brace que ele não vai com eles. “I’m an old man, you know I would never survive!”, diz Brace.

Os guardas reais chegam ao porto, não encontram ninguém, atém que o químico puca o gatilho e cria uma explosão. Quando o segundo bando ataca Delenay e os seus homens estão a postos para disparar sobre eles. O químico rebenta alguns explosivos. Os ataques prosseguem. Todos estão armados,a paortos, à espera do segundo batalhão. Eles chegam, os disparos recomeçam. Os que estavam no armazém avançam para o navio, disparam sobre Helga que cai inanimada no chão, Lorna dispara sobre o soldado. Um dos explosivos rebenta, matando o químico, um dos guardas dispara e quase acerta em James. Chega Bill, que se atira ao chão para se proteger dos disparos, e logo a seguir um outro homem de Delaney que atira um explosivo e dispara contra os guardas. Eles conseguem finalmente chegar ao navio e saiem.

TABOO_EP8_4422

No Palácio da Companhia Stuart parece animado com o acordo que conseguiu com James, quando abre a encomenda um explosivo rebenta deixando a sua sala em chamas. Chischester chega a casa de James e encontra Brace, pergunta-lhe qual é o quarto de Delaney porque é lá que irá encontrar o que James lhes deixou. Brace indica o sotão. Chischester chega à secretária de Delaney e encontra alguns documentos. “Justice!”, exclama Chischester.

No navio, Delaney vai ao encontro de Lorna, que foi alvejada na fuga. Naquele compartimento está também o químico queimado pela explosão. Delaney sai para a proa do navio, Atticus aproxima-se “America then?”, pergunta a James, “No, Ponta Delgada in the Azores!”, responde James.

Será que iremos ver James Delaney e os seus homens pelo arquipélago português? Um final surpreendente que nos deixa ansiosos pela segunda temporada.

Revive os episódios:

– Taboo – Episódio: 07

– Taboo – Episódio: 06

– Taboo – Episódio: 05

– Taboo – Episódio: 04

– Taboo – Episódio: 03

– Taboo – Episódio: 02

– Taboo – Episódio: 01

PARTILHAR esta página: