Select Page

CINEMA STUNT | Robert Redford

O AMC presta homenagem em setembro a uma das lendas vivas da sétima arte, Robert Redford. Foi um dos galãs com mais carisma e popularidade durante décadas em Hollywood. Um realizador comprometido que abordou temas delicados e espinhosos, e o promotor de um dos festivais de maior prestígio em todo o mundo, o Festival de Cinema Sundance. Falar de Redford é falar de cinema em todas as suas dimensões: ator e estrela, realizador e produtor, divulgador e impulsionador do cinema. Nas noites de quinta-feira do AMC, Robert Redford será o protagonista, com quatro dos seus títulos mais emblemáticos.


Na quinta-feira 3 de setembro, o AMC emite O Grande Circo. George Roy Hill (“Dois homens e um destino”, “A Golpada”) estreou-se como produtor neste filme passado na Primeira Guerra Mundial. Mostra os sonhos de homens e o seu amor pelo voo. Robert Redford encarna perfeitamente o ídolo do ar, que no passado foi um heroico aviador. Acompanham-no no elenco Bo Svenson e uma jovem Susan Sarandon.

Continuamos na quinta-feira dia 10 com a emissão de Os Três Dias do Condor, clássico do cinema de espionagem realizado, em 1975, por Sidney Pollack (“Tootsie”, “África Minha”). Narra a história de um agente da CIA, Robert Redford, um funcionário bastante cinzento, cuja missão é a de ler tudo o que se publica no mundo (livros, revistas, diários, etc.) para decifrar mensagens ocultas. Um belo dia, descobre que mataram todos os seus colegas de escritório. A partir desse momento, arranca a peripécia que vem marcada pela sua própria sobrevivência. Ele sabe que deveria ter morrido e precisa de saber porque querem acabar com ele.

Condor836

Baseado no romance homónimo de Isak Dinesen, pseudónimo de Karen Blixen, África Minha (quinta-feira 17) é um clássico do drama romântico de Hollywood. Conquistou sete Óscares: melhor filme, realizador (Sydney Pollack), argumento adaptado, banda sonora (John Barry), som, direção artística e fotografia (uma exibição de belas paisagens oferecidas por David Watkin). Karen (Meryl Streep) viaja da Dinamarca para o Quénia com o esposo, o barão Bor Blixen (Klaus Maria Brandauer), com quem se casou por conveniência, para iniciar uma plantação. Ali, apaixona-se pelo aventureiro e caçador britânico Denys Finch (Robert Redford), e terá, além disso, de enfrentar os problemas da vida quotidiana em África.

Out-of-Africa-836-1

Para encerrar a homenagem que o AMC presta a esta personagem histórica do cinema, na quinta-feira 24 emite-se a longa-metragem A Golpada. Um dos filmes de maior êxito dos anos 70 que marcou o reencontro de George Roy Hill, Robert Redford e Paul Newman, um trio que já tinha sido um êxito de bilheteira quatro anos antes com “Dois homens e um destino”. Dois vigaristas (Redford e Newman) estão decididos a vingar a morte de um velho e querido amigo assassinado por um mafioso e arquitetam um plano com base num golpe perfeito. Recebeu sete Óscares, entre eles, o de melhor filme e o de melhor realizador.

Golpada836