Select Page

CINEMA STUNT | Paul Newman

Em outubro, o AMC presta homenagem a uma das figuras mais importantes da história do cinema: Paul Newman. Excelente ator, bonito, carismático e dono de um dos olhares mais pessoais e cativadores do grande ecrã, Paul Newman trabalhou sob as ordens de diretores como Alfred Hitchcock, George Roy Hill, Otto Preminger, Sam Mendes ou John Huston, entre outros, alcançando um total de dez nomeações para os Óscares e uma estatueta pelo seu papel em “A Cor do Dinheiro”.


Todas as quintas-feiras do mês de outubro, às 22:30, o AMC revê alguns dos trabalhos mais representativos da extensa carreira de Paul Newman.

O ciclo começa na quinta-feira dia 8 com Dois Homens e Um Destino, a história dos dois foragidos mais famosos do Oeste. Butch (Paul Newman, “Um Homem”, “A Golpada”) e Sundance (Robert Redford, “África Minha”, “O golpe”) fogem para a Bolívia quando se sentem apertados pelas autoridades depois do grupo de delinquentes que lideram realizar o seu último trabalho: atacar o comboio da Union Pacific. Quatro Óscares elogiaram a qualidade desta longa-metragem ressaltando o guião, fotografia, banda sonora e canção.

Continuamos na quinta dia 15 com a emissão de Um Homem, a adaptação para o cinema do romance de Elmore Leonard. Martin Ritt (“Hud, o Mais Selvagem Entre Mil”, “O Espião Que Saiu do Frio”) dirigiu em 1967 esta longa-metragem que aborda os preconceitos raciais quando aquele a quem chamam “Hombre”, depois de ter sido menosprezado por ter sido criado pelos apaches, torna-se na única esperança dos passageiros de uma carruagem depois desta ter sido atacada por bandidos.

Newman-Um-Homem

Alfred Hitchcock dirige a Cortina Rasgada, filme que podemos ver no AMC na quinta-feira dia 22. Paul Newman e Julie Andrews (“Música no Coração”, “Mary Poppins”) protagonizam esta história que se desenvolve durante a Guerra Fria e gira à volta de uma das assinaturas do cinema do realizador britânico: um homem honesto e muito normal, apanhado por circunstâncias excecionais.

Newman-Torn-Curtain-3

Para encerrar esta homenagem que o AMC presta a Paul Newman, quinta dia 29 é emitido o filme A Golpada. Um dos filmes com mais êxito dos anos 70 que contribuiu para o reencontro de George Roy Hill, Robert Redford e Paul Newman, um trio que já tinha feito recordes de bilheteira quatro anos antes com Dois Homens e Um Destino. Dois vigaristas (Redford e Newman) estão decididos em vingar a morte de um velho e querido amigo assassinado por um mafioso e engendram um plano baseado num golpe perfeito. Conseguiu sete Óscares, entre eles, melhor filme e melhor diretor.

Newman-The-Sting-3