Select Page

25 anos de Thelma e Louise

No dia 24 de maio de 1991 estreava um dos filmes mais representativos dos princípios dos anos 90: Thelma e Louise. Hoje, 25 anos depois, queremos homenagear o filme de culto dirigido por Ridley Scott e protagonizado por dois grandes ícones do mundo do cinema: Susan Sarandon e Geena Davis.

Thelma e Louise foi nomeado para 6 prémios da Academia, ganhando apenas um deles: o Óscar de melhor guião original para Callie Khouri, que foi a primeira mulher a conseguir um prémio nesta categoria (até então só quatro mulheres tinham subido ao palco para receber o prémio, no entanto, dividindo-o sempre com colegas homens). As mulheres começaram a deixar a sua marca com Thelma e Louise, tanto dentro como fora dos ecrãs de cinema.

Este filme trouxe uma nova perspectiva, uma nova abordagem aos temas de género, até então estavamos habituados a ver homens como protagonistas. Pela primeira vez de maneira igual, não foi apenas uma, senão duas mulheres, que protagonizaram uma história de ação (com uma grande dose de comédia e drama), para denunciar de uma maneira muito própria os maus tratos e abusos aos que, até então, era submetido o género feminino em diversas ocasiões.

Thelma and Louise

Não temos dúvidas de que Thelma e Louise é uma história de superação, amizade, valentia e uma ode à liberdade.

Fontes: letraslibres.com, blogdecine.com, elmundo.es