Select Page

10 Mandamentos para publicitários segundo Don Draper

Don Draper, a personagem que aos nossos olhos tem mais defeitos do que qualidades! Sedutor, insuportável, mulherengo e arrogante são alguns dos que podemos enumerar. Ainda assim, asseguramos uma coisa: De publicidade, ele percebe! Fomos rever todas as suas frases na premiada série Mad Men, e, segundo elas, juntamos os 10 mandamentos para qualquer publicitário. Aponta:

#10. – OUVE COM ATENÇÃO

Ouvir é uma dádiva, principalmente quando trabalhamos diretamente com pedidos de clientes. Quando pensas numa campanha tens de ter em conta cada palavra e todos os detalhes que não estão no briefing. Don diz: “Se ouvires, ele vai dizer-te como é que chegou aqui.”.

#9. – VIVE E SENTE CADA DIA

Uma das frases mais famosas do publicitário “Vivo como se não houvesse amanhã, porque não há!”. Talvez, para ti, esta frase te lembre noitadas a fechar campanhas, ou numa busca incessante por ideias. Ainda assim, não te esqueças de viver e sentir, para conseguires ser genuinamente criativo!

don draper driving car

#8. – SE NÃO ENTENDES, PERGUNTA

Don Draper diz: “Quando um homem entra numa sala, traz com ele toda a sua vida. Ele tem um milhão de razões para estar em qualquer outro lado, pergunta-lhe!”. Este é um mandamento que deves ter não só na tua atividade profissional: Se não sabes, pergunta. É simples e evita problemas. Ah! e não te esqueças de apontar as respostas, principalmente com clientes, para evitar repetições…

don draper asking mad men

#7. – ÁS VEZES, ESQUECE AS REGRAS. ARRISCA!

Sai da tua zona de conforto, arrisca, desta forma conseguirás coisas novas, acompanhadas daquele sentimento de “eu realmente consegui!”, não te cinjas pelas regras, lembra-te de Don: “Tu nasces e morres sozinho, e este mundo apenas te lança um monte de regras que te faz esquecer os factos!”

mad men esquecer regras

#6. – ESTUDA

Só pelo facto de terminares uma licenciatura, mestrado ou doutoramento, não significa que não tenhas de estudar. É importante que te cultives todos os dias, estudar o mercado e o que se faz na atualidade, quem melhor do que um publicitário para saber que o mundo munda à velocidade da luz?! – Don Draper: “É daquele livro que todos deveriamos ter lido!”.

mad men don draper

#5. – RESPEITA-TE!

Don diz: “Queres respeito? Vai lá fora e ganha respeito por ti”. É um dos pilares fundamentais tanto na vida profissional, como pessoal, respeitarmo-nos, para conseguirmos respeitar os demais.

mad men get some respect

#4. – VESTE A CAMISOLA

A tua ideia pode ser brilhante, mas se não acreditares nela, não vais passar a mensagem. Afinal não é a publicidade um jogo de emoções?! Por isso é que Draper diz: “tu és o produto. Tu sentes algo. É isso que vende. Não são eles.”.

mad men don draper veste a camisola

#3. – NÃO TENHAS MEDO DE FALHAR

Don diz a Peggy “Fico contente que este seja um ambiente onde te sintas à vontade para falhar”. Esta é a chave! O mundo não é perfeito, as tuas ideias não vão ser sempre geniais e nem sempre o cliente irá entender o que fizeste, por isso é importante não ter medo de falhar, ser humilde, reconhecer e trabalhar para fazer melhor, sempre.

peggy olson e don draper mad men

#2. – SABER QUEM ÉS E PARA ONDE QUERES IR

Esta é talvez uma das maiores lições que aprendemos com Don Draper: a de não ter medo de mostrar quem somos e para onde queremos ir. Ele anuncia à sua equipa que a agência não voltará a trabalhar com Lucky Strike, pelo facto de não acreditar num produto que trazia doenças e infelicidade a quem o comprava. Ele acreditou no trabalho dele e da sua equipa. – Don Draper: “Recentemente a minha agência terminou uma longa parceria com a marca de cigarros Lucky Strike, e estou aliviado.”.

peggy olson mad men

#1. – SÊ FELIZ!

Senão trabalhares no que realmente te faz feliz, muda. “Publicidade está baseada numa coisa: Felicidade” – Don Draper.

mad men happy do draper

Todas as sextas-feiras às 22h10, Don Draper (Jon Hamm), Peggy Olson (Elisabeth Moss), Roger Sterling (John Slattery), Joan Harris (Christina Hendricks) e o resto dos empregados da empresa Sterling Cooper Draper Pryce invadem o teu ecrã, para os melhores serões de sempre. Assegura-te só de guarda o álcool e o tabaco: Don e companhia são tudo menos abstémicos. E não te esqueças, todas as sextas-feiras são #MadFridays.